top of page

Igreja de Guadalupe
 

A atual Igreja terá começado a ser construída em 1713, quatro anos antes do terramoto de 1717, tendo sido benzida em 1756. O ter levado tanto tempo a ser construída deveu-se aos tremores de terra.A ermida primitiva foi sede da nova paróquia, e deve ter sido construída em finais do séc. XVI em local ligeiramente distinto daquele em que atualmente existe a Igreja de Guadalupe.



 

Igreja de Nossa Senhora da Luz
 

Embora o templo actual date do século XVIII, já aqui existia uma ermida em finais do século XVI, uma vez que esta já vinha referenciada no livro sexto das “Saudades da terra” de Gaspar Frutuoso.

 



 

Torre da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos

 

A Torre, ainda existente em Santa Cruz, marca o local da primitiva Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, que integrava um convento franciscano também demolido.
O Convento Franciscano de Santa Cruz foi instituído em 1700, com a respectiva Igreja, sendo as obras concluídas um quarto de século depois (1724). Os Franciscanos já haviam, contudo, sido proprietários de outros dois em Santa Cruz: o primeiro fundado em 1609 e o outro iniciado em 1621.
Chateaubriand, que foi hóspede neste convento aquando da sua passagem pela Graciosa, quando viajou entre França e os Estados Unidos, em 1791, refere-se-lhe como “cómodo e bem iluminado”.
Atendendo à extinção do Convento, na sequência das políticas liberais em Portugal, os Frades abandonariam a ilha nesse mesmo ano de 1834.
Na sequência da demolição do convento, as suas pedras e madeiras foram utilizadas na construção de muitas das casas de Santa Cruz.
Desde a sua fundação, a Igreja e o Convento franciscano haviam formado um conjunto inseparável.
A Igreja de Nossa Senhora dos Anjos foi construída entre 1700 e 1708, ano em que nela foi celebrada a primeira missa, mas tinha uma capela, dedicada a Santa Bárbara, construída em 1670.


 

Igreja Matriz de Santa Cruz

 

A Igreja Matriz de Santa Cruz é, na sua estrutura essencial, um dos mais antigos templos de culto na ilha.
Encontra-se situada na área onde o primeiro Capitão-do-Donatário da ilha fez erguer a sua casa.
A construção original será de finais do séc. XVI, com características manuelinas, embora tenha sido na sua maior partereconstruída duzentos anos mais tarde, o que lhe deixou marcas indeléveis do barroco, visível na frontaria e nos altares.

 





 

Museu da Graciosa

 

O acervo do Museu da Graciosa é vasto e diversificado, incidindo na sua maioria sobre objetos ligados à etnografia local. Além destes, o destaque vai para colecções de moedas, postais, fotos antigas e recentes, jornais e documentos vários.

 





 

Monte Nossa Senhora da Ajuda

 

Com 280 metros de altitude e sobranceiro à vila de Santa Cruz, oferece uma panorâmica admirável sobre esta e o interior da ilha. No meio do monte fica a praça de touros da vila, que aproveitou o anfiteatro natural da antiga cratera para aqui se instalar. Ainda aqui é de recomendar a visita às três ermidas que coroam o monte: dedicadas a Nossa Senhora da Ajuda, São Salvador e São João.V



 

Património

bottom of page