As Termas do Carapacho localizam-se no lugar do Carapacho, na freguesia da Luz, na ilha Graciosa, nos Açores. Enquadradas numa zona balnear, com piscina natural, as termas são muito concorridas por pessoas que buscam os múltiplos benefícios das suas águas quentes.
Esta estância termal encontra-se junto ao mar, no sopé da elevação vulcânica de maior altitude da ilha que culmina na Caldeira da Graciosa, onde se encontra outro dos pontos turisticos mais procuradas da ilha: a Furna do Enxofre.
Com origem no aquífero subjacente à Furna do Enxofre, as suas águas são cloretadas, sódicas, sulfatadas, cálcicas, hipersalinas, cloretada sódica bicarbonatada muito rica em sais de magnésio e com um PH de 7,2. Emergem a uma temperatura de cerca de 40°C.
A sua utilização terapêutica remonta pelo menos à década de 1750 na profilaxia de doenças reumáticas, de pele, do fígado e de colites, sendo a forma de tratamento mais usual os banhos de imersão.
O edifício oitocentista de estilo clássico, foi completamente renovado em 2010, acrescentando serviços de Spa às terapêuticas medicinais. Atualmente encontra-se equipado com 16 cabinas para banhos de imersão individual e um consultório médico especializado na área. A presença médica especializada deve-se à colaboração do Instituto Português de Reumatologia e da Direção Regional de Turismo.
Termas do Carapacho

A entrada para a Zona Balnear pode ser feita por uma escadaria e também por uma rampa. Possui uma extensão de aproximadamente 100 metros, sendo constituída por um cais. Possui todas as condições de segurança, saúde e bem-estar aos banhistas.
Zona Balnear Santa Cruz (CALHETA)

Piscina Municipal de Corpo Santo

Localizadas na bonita costa sudeste da fantástica Ilha da Graciosa, Arquipélago dos Açores, as Piscinas Naturais do Carapacho são das mais famosas em toda a Ilha.
Igualmente famoso é o seu complexo termal, com águas sulfurosas, indicadas para o tratamento de problemas da pele e reumatismos.
A zona balnear é também muito frequentada por pescadores, dado a grande quantidade de espécies que abundam por esta costa, cujas rochas propiciam bons habitats.
Formadas por rochas basálticas que se moldaram com a solidificação da lava incandescente no mar, as rochas que formam as piscinas, apresentam configurações de grande encanto e beleza, cuja cor vulcânica escura contrasta graciosamente com o azul profundo do vasto Oceano Atlântico.
Muito frequentada por locais e visitantes.
Piscinas Naturais no Carapacho

Com umas instalações modernas e acolhedoras, a Piscina Municipal de Corpo Santo oferece aos seus utentes, um espaço de lazer onde pode desfrutar do bom tempo e da água cristalina, na companhia dos seus amigos e familiares. Ideal para levar as crianças a passarem bons momentos de diversão.
Próximas da zona urbana e central da bonita Santa Cruz da Graciosa, capital da lindíssima Ilha da Graciosa, no Arquipélago dos Açores, estas Piscinas atraem muitos visitantes e utilizadores pelos seus bons acessos.
Conjugando as rochas basálticas naturais com construções mais recentes para melhor aproveitamento do espaço, forma-se uma aprazível baía de águas calmas, e um adjacente espaço de lazer e descanso.
Estas rochas basálticas que se formaram pela solidificação da lava incandescente no mar, apresentam um típico tom vulcânico escuro, que contrasta graciosamente com o azul profundo do vasto Oceano Atlântico.
Piscinas Naturais em Santa Cruz da Graciosa

A Praia de São Mateus situa-se na bonita costa Oriental da maravilhosa Ilha Graciosa, no Arquipélago dos Açores, sendo famosa por ser a única praia de areia desta pequena e encantadora Ilha.
Esta é uma praia bem central, no coração da segunda vila mais importante da Ilha, São Mateus, também conhecida por vila da Praia, exactamente devido à importância desta Praia, que foi ponto privilegiado de desembarque, dadas as boas condições naturais, desenvolvendo a vila e a Ilha desde há séculos.
Esta é uma Praia muito procurada tanto pelos habitantes locais da Ilha, como pelos muitos turistas que se deliciam com as boas condições das águas em conjunto com um aprazível areal, tão raro nesta Ilha vulcânica. É também famosa entre os adeptos de mergulho, que encontram nas paisagens submersas.
Praia de São Mateus

Baía da Folga
Esta baía que se localiza entre a Baía do Filipe e a Baía do Quarteiro, frente à localidade da Luz faz parte do percurso pedestre denominado Percurso Pedestre da Baía da Folga. Esta baía alberga o Porto da Folga, uma zona balnear, um forte quinhentistas denominado Forte da Folga e a Ermida de Santo António.


